O Glaucoma é uma doença ocular que provoca dano ao nervo óptico e perda da visão. A perda das fibras nervosas do nervo óptico e da retina é causada por um aumento da pressão intra-ocular e/ou má-perfusão capilar do nervo óptico. Os dois tipos principais são os seguintes:
Glaucoma crônico: desenvolve-se lentamente e é assintomático durante a maior parte da sua evolução. Normalmente o paciente tem antecedentes familiares positivos, e pode ser um simples achado ao exame oftalmológico. Não cursa com dor forte ocular, mas as medidas de pressão ocular encontram-se geralmente elevadas. Com a evolução do glaucoma, a visão periférica do paciente acometido começa a ficar comprometida e ocorre um estreitamento do campo visual. Se tratado precocemente, é possível retardar ou mesmo parar a progressão da doença que pode ser tratado com colírios, laser ou cirurgia para diminuir a pressão do olho.
Glaucoma agudo: caracteriza-se por forte dor ocular acompanhada de cefaléia, visão turva, halos coloridos, náusea e vômitos. É causa de consulta urgente com oftalmologista. Se não tratado imediatamente, pode levar à cegueira ou a dano visual permanente. O tratamento geralmente é feito a laser, podendo precisar também de cirurgia.