Artigo Dr. Renato Ambrósio Júnior (CRM RJ 52-62107-2)
Os problemas de visão relacionados ao grau ocorrem com cerca de 40% da população. O sonho da independência de correção para maior liberdade visual acompanha a maioria dessas pessoas que dependem de óculos ou lentes de contato para enxergar melhor e poder exercer suas atividades com maior liberdade.
Com isso, há um constante estímulo para pesquisas que resultam em novas tecnologias e novas tendências, quando o assunto são as cirurgias de correção visual a laser nas córneas. Estes procedimentos figuram há mais de vinte anos entre os mais realizados da medicina atual.
Entretanto, surgiu a técnica SMILE (abreviação em inglês para Extração Lenticular com Pequena Incisão), que utiliza o laser de femtosegundo VisuMax, fabricado pela ZEISS. Esse laser utiliza a tecnologia que aprimora a correção refrativa e permite um tratamento inovador por ser mais preciso que os equipamentos de gerações anteriores. Com a técnica SMILE há maior exatidão e controle no corte e menos trauma na córnea e lesão tecidual. Esse aparelho encontra-se no CORS e é único no RS.
O SMILE reinventou a cirurgia refrativa, mantendo seu conceito básico em um procedimento menos invasivo e mais simples, feito em uma única etapa e utilizando apenas um tipo de laser. Com a nova técnica a cirurgia acontece da seguinte maneira: primeiro o laser de femtossegundo VisuMax é aplicado para criar uma lentícula na parte interna da córnea juntamente com uma pequena incisão de 2 a 4 milímetros na superfície. Após o tratamento, o cirurgião delicadamente separa a lentícula, que é retirada pela incisão já feita . Com isso, o formato da córnea é alterado, corrigindo-se a refração de acordo com o planejado. Entenda as diferenças entre as técnicas LASIK, PRK e SMILE.
No PRK e LASIK (outras técnicas de cirurgias refrativas de correção visual a laser), o tratamento do grau é realizado com o excimer laser, que remodela a córnea por ação direta, utilizando o mecanismo de ablação (o laser é aplicado na superfície exposta).
No caso da ablação de superfície ou PRK, não há flap, sendo o excimer laser aplicado após a remoção da camada superficial de células (epitélio). É colocada uma lente de contato especial, que serve como curativo para facilitar a cicatrização da superfície. Este período inicial é associado a desconforto ou dor, sendo a recuperação visual gradual nas primeiras semanas.
No LASIK, o laser é aplicado após se levantar uma fina e delicada camada, ou “flap”. O flap pode ser feito por meio de lâmina de microcerátomo ou com o laser de femtossegundo. Após a aplicação do excimer laser, o flap é reposicionado, de modo que o epitélio permanece íntegro. A recuperação é mais rápida que no PRK e o desconforto é mínimo.
Há importantes vantagens do SMILE:
1.Não há corte de flap. O laser de femtossegundo VisuMax (ZEISS) realiza tratamento para criar uma lentícula na parte interna na córnea, que é retirada por uma incisão pequena, 7 vezes menor que o corte do flap realizado no LASIK. Com isso, o trauma da cirurgia é minimizado, com menor influência na produção de lágrima e menos alteração na estrutura da córnea.
2.Não há remoção do epitélio, o que minimiza o desconforto logo após a cirurgia e possibilita rápida recuperação.
3.O laser de femtossegundo faz o tratamento na parte interna da córnea, não sendo influenciado por condições ambientais da sala cirúrgica (umidade, temperatura) nem por hidratação de cada córnea.
4. Com uma incisão menor, a cicatrização ocorre de maneira mais rápida.
Os resultados da técnica SMILE já são comprovadamente seguros e eficazes, de acordo com diversos estudos internacionais. Destacam-se as vantagens de induzir menos ‘olho seco’, por levar a menos alteração nos nervos da córnea e na lágrima, bem como menor chance de complicações relacionadas à estabilidade da córnea em longo prazo.
A cirurgia refrativa feita com a técnica SMILE, desenvolvida na Alemanha há cerca de cinco anos, é exclusiva da Carl ZEISS. Já foi utilizada com sucesso em mais de 120 mil casos no mundo inteiro. Foi aprimorada na Inglaterra, Singapura, Dinamarca, Egito e Índia, atingindo um nível de excelência que já supera o LASIK e PRK, que são cirurgias que apresentam índices de satisfação de mais de 95% dos pacientes. O SMILE começou a ser realizado no Brasil em 2013, com crescente aceitação dos cirurgiões, bem como interesse por pacientes.
No CORS essa técnica e desenvolvida desde 2015. E, hoje, temos umas das maiores experiências no Brasil no assunto. O método SMILE corresponde ao que há de mais moderno quando o assunto é cirurgia refrativa. A recuperação é tipicamente rápida e após 24 horas a maioria dos pacientes tem visão suficiente para exercer as atividades do cotidiano. Mas todo paciente deve ser orientado sobre as opções para correção, os benefícios, limitações e riscos de cada procedimento.
Sobre a ZEISS
O Grupo Carl Zeiss AG é hoje um líder mundial de tecnologias altamente inovadoras nas indústrias médica, ótica, mecânica de precisão e sistemas microscópicos de visualização eletrônica. Há mais de 160 anos a ZEISS contribui com o progresso tecnológico mundial ao promover a criação, medição, análise e processamento de dados nas mais diferentes áreas. A companhia está presente em mais de 40 países, com cerca de 40 unidades de produção, mais de 50 centros de assistência e distribuição e quatro centros de pesquisa e desenvolvimento. A multinacional foi fundada em 1846 na cidade de Jena e, atualmente, sua sede fica em Oberkochen, na Alemanha.
Cirurgia SMILE: passo-a-passo
Realizar uma cirurgia refrativa pode, muitas vezes, ser a realização de um sonho, mas com muitos mistérios. O avanço da tecnologia na oftalmologia proporciona aos pacientes mais segurança, agilidade e facilidade.
Para esclarecer esse procedimento de forma objetiva, apresentaremos o passo-a-passo a ser seguido desde um interesse precoce na cirurgia ocular a laser até o cuidado pós-operatório.
As cirurgias refrativas
Com o avanço da tecnologia, todos os procedimentos de correção refrativa têm uma alta taxa de sucesso, mas é necessário avaliar alguns pontos importantes que irão te deixar mais seguro. O primeiro de todos é você querer! Depois, conversar com o seu médico, que vai solicitar alguns exames para uma avaliação completa de sua córnea O seu médico irá te explicar qual procedimento é o mais indicado para você.
Os métodos mais modernos realizam cirurgia por laser, por excimer laser e/ou laser de femtossegundo, Com a sua evolução, as cirurgias refrativas se desenvolveram e hoje temos três tipos principais: PRK , LASIK e SMILE. Os métodos mais modernos realizam cirurgia por laser, por excimer laser e/ou laser de femtossegundo.
A decisão pelo procedimento
É natural ter dúvidas quanto ao processo. Uma maneira de contornar isso é tentar entender o que realmente acontece durante a operação. Por isso, conversar com um médico é uma das saídas mais eficazes, pois ele irá apresentar todos os procedimentos cirúrgicos, explicar como se aplicam e o motivo pelo qual você é indicado a determinado procedimento.
A primeira consulta
Nessa etapa, se concentre em descobrir se a correção a laser é uma opção indicada. Faça os exames solicitados. Eles irão mostrar ao seu médico as condições mais detalhadas sobre sua córnea, onde será realizada a cirurgia, e dará a segurança para a melhor indicação e sua escolha. Pergunte e tire todas as suas dúvidas. Quanto mais você souber, mais ficará seguro e a confiança que você sentirá no seu médico te ajudará na melhor escolha. Não se esqueça de avaliar quais deles atendem às suas necessidades e expectativas.
Cuidados pré-operatórios
· Se usar lentes de contato, deixe de usá-las 1 a 2 semanas antes da operação (isso varia de acordo com o material da lente).
· Convide alguém para acompanhá-lo. Assim terá uma pessoa para o ajudar nas suas necessidades e no seu transporte de volta para casa.
· Tire uma licença médica no dia da operação.
O dia da cirurgia
O mais importante é você estar o mais tranquilo possível. Algumas dicas básicas podem te ajudar: durma bem no dia anterior, tenha uma alimentação saudável e pensamentos positivos. A tranquilidade vai te ajudar na concentração durante a cirurgia.
O ato cirúrgico é um procedimento rápido e indolor. O tempo da cirurgia vai variar de acordo com o método. As maiores precauções estão relacionadas a cuidados prévios, como:
· Não usar maquiagem, perfume ou loções desde o dia anterior ao procedimento. Esses produtos podem deixar detritos ao redor dos olhos e dos cílios, o que aumenta a chance de infecção.
· Usar roupas confortáveis.
· Fazer refeições leves e se hidratar para garantir a circulação estável.
· Organizar um transporte para a saída da clínica após a cirurgia.
O que esperar da cirurgia (durante a cirurgia)
Apesar de ser uma cirurgia relativamente rápida o médico irá te orientar o tempo todo, o que vai te ajudar a relaxar e manter a concentração. Por conta do colírio anestésico que é aplicado no olho, os pacientes não sentem dor. Não se preocupe em tentar piscar ou não piscar, pois um aparelho te ajudará de forma imperceptível. Todos os passos serão orientados pelo médico e sua equipe. É essencial seguir com atenção para que o procedimento seja o mais seguro possível. Algumas etapas podem variar de acordo com a técnica da sua cirurgia.
Depois da cirurgia
Agora começa o seu pós-operatório. Preste atenção com relação à orientação do uso dos colírios, eles serão muito importantes e precisam ser utilizados corretamente. Já será agendada a sua próxima consulta, onde serão avaliados os primeiros resultados e controle dos medicamentos. Dependendo da técnica, você pode estar com um curativo (como uma lente de contato). Se, por acaso, ela cair, não coloque novamente, aguarde a consulta. Ouça sempre com atenção as orientações passadas pelo seu médico e a equipe. Caso venha a ter qualquer desconforto anormal, informe seu médico.
Pós-operatório
O tempo de recuperação varia de acordo com o método de cirurgia. Esse tempo será orientado desde a iniciação cirurgia. Entretanto, se o paciente tiver qualquer dúvida, é sempre bom perguntar isso ao seu médico antes da operação. Assim, ele poderá explicar detalhadamente o plano de recuperação individual e o que você poderá esperar após a cirurgia.
Após a cirurgia é recomendado:
· Evitar dirigir, de preferência estar com um familiar ou acompanhante logo após a cirurgia.
· Tentar tirar um longo cochilo para manter os olhos fechados e descansados.
· Não coçar os olhos.
Ainda que a visão melhore no mesmo dia, é normal que ela fique um pouco nebulosa e sensível à luz nas primeiras 24 horas.
Dicas importantes
O tempo de recuperação varia de paciente para paciente, mas existem alguns fatores que podem contribuir para a aceleração dele:
· Fazer uma pausa nas atividades esportivas ou de alta intensidade.
· Evitar cremes e maquiagem enquanto estiver sensível.
· Evitar a prática de natação e o uso de sauna (o tempo de duração dessas recomendações vai variar de acordo com a técnica utilizada).
Apesar destas dicas, é importante lembrar que sempre é válido consultar o seu médico sobre as recomendações específicas para a sua cirurgia.
Pós-operatório
O primeiro pós-operatório acontece um ou dois dias após a cirurgia. Nessa consulta, o médico examinará o olho e verá como estarão os primeiros resultados. Depois, outra consulta será marcada na semana ou no mês seguinte, dependendo de sua necessidade. Assim, será possível verificar o andamento da recuperação.
Uma boa prática de acompanhamento é o paciente retornar depois de 3 meses e após 1 ano de cirurgia, para uma consulta preventiva com o médico que realizou a cirurgia.
Uma técnica de cirurgia refrativa de sucesso chega aos 10 anos
O SMILE é uma técnica de cirurgia ocular a laser já há 10 anos. Realizado pela primeira vez em um olho humano em 2007 por Walter Sekundo com um laser de femtossegundo VisuMax®, da ZEISS, o procedimento se tornou comercialmente disponível em 2011, com o lançamento do ReLEx® SMILE, da ZEISS. Hoje, mais de 1.000 cirurgiões em mais de 62 países, em todas as regiões do mundo, já aplicam a técnica SMILE. O procedimento, aprovado pela FDA, oferece aos médicos mais uma opção de cirurgia ocular a laser com ótimas perspectivas de melhorar seu portfólio.
Amplie o seu atendimento aos pacientes
Como se pode observar em várias especialidades cirúrgicas, há uma forte tendência de crescimento dos procedimentos e aplicações minimamente invasivos. Com a extração do lentículo por pequena incisão, mais conhecida como SMILE, a tendência se transformou também em padrão para a correção da visão a laser. O SMILE tem enorme potencial de crescimento no atendimento a pacientes. Graças ao ZEISS ReLEx SMILE, os procedimentos refrativos com o laser ZEISS VisuMax cresceram, em média, mais de 200% na China.1 Além disso, prevê-se o SMILE e implantes corneanos aumentem o volume de cirurgias refrativas em 8,3% nos EUA em 2017.²
Assista ao vídeo Carl Zeiss Meditec – Visumax – RELEX SMILE
Assista ao vídeo ReLex Smile trailer – Zeiss
Assista ao vídeo Como a cirurgia é realizada – Zeiss