Dizemos que estamos perante um olho seco quando não existem lágrimas em quantidade e qualidade suficiente para manter os olhos lubrificados, podendo o problema afetar apenas um olho (unilateral) ou, então, os dois olhos (bilateral). Na maioria dos casos, o problema afeta os dois olhos.
Em determinadas ocasiões ou circunstâncias, o olho pode estar seco sem que exista qualquer problema ocular ou doença dos olhos. A poluição, o excesso de exposição ao sol, o vento, a exposição ao ar condicionado ou ambientes que de alguma forma tornem o ar mais seco, são fatores que podem atuar como facilitadores na evaporação das lágrimas e, deste modo, provocar secura nos olhos.
Sintomas
- Uma sensação de ardência, queimação ou coceira nos olhos.
- Muco viscoso dentro ou ao redor dos olhos.
- Sensibilidade à luz.
- Vermelhidão dos olhos.
- Sensação de ter algo nos olhos.
- Dificuldade em usar lentes de contato.
- Dificuldade para dirigir à noite.
- Lacrimejantes olhos, que é a resposta do corpo à irritação de olhos secos.
Causas
Glândulas lacrimais e canais lacrimais
Os olhos secos são causados por vários motivos que perturbam o filme lacrimal saudável. O filme lacrimal tem três camadas: óleos graxos, líquido aquoso e muco. Esta combinação normalmente mantém a superfície dos olhos lubrificada, lisa e clara. Problemas com qualquer uma dessas camadas podem causar olhos secos.
As razões para a disfunção do filme lacrimal são muitas, incluindo alterações hormonais, doenças auto-imunes, glândulas palpebrais inflamadas ou doenças oculares alérgicas. Para algumas pessoas, a causa do olho seco é a diminuição da produção de lágrimas ou o aumento da evaporação das lágrimas.
Diminuição da produção de lágrimas
Olhos secos podem ocorrer quando você não consegue produzir água suficiente (fluido aquoso). O termo médico para essa condição é ceratoconjuntivite seca. As causas comuns de diminuição da produção de lágrimas incluem:
- Envelhecimento
- Certas condições médicas, incluindo síndrome de Sjogren, doença ocular alérgica, artrite reumatoide, lúpus, esclerodermia, doença do enxerto vs. hospedeiro, sarcoidose, distúrbios da tireoide ou deficiência de vitamina A.
- Certos medicamentos, incluindo anti-histamínicos, descongestionantes, terapia de reposição hormonal, antidepressivos e medicamentos para hipertensão, acne, controle de natalidade e doença de Parkinson.
- Dessensibilidade do nervo da córnea causada pelo uso de lentes de contato, danos nos nervos ou por cirurgia ocular a laser, embora os sintomas de olhos secos relacionados a este procedimento sejam geralmente temporários.
- Doenças reumatológicas como artrite reumatoide, lúpus, polimiosite, etc…
Evaporação lacrimal aumentada
A película de óleo produzida por pequenas glândulas na borda das pálpebras (glândulas meibomianas) pode ficar obstruída. As glândulas meibomianas bloqueadas são mais comuns em pessoas com rosácea ou outras doenças de pele.
As causas comuns de aumento da evaporação lacrimal incluem:
- Blefarite posterior (disfunção da glândula meibomiana)
- Piscando com menos frequência, o que tende a ocorrer em certas condições, como a doença de Parkinson; ou quando você está se concentrando durante certas atividades, como lendo, dirigindo ou trabalhando em um computador
- Problemas da pálpebra, como as pálpebras virando para fora (ectrópio) e as pálpebras virando para dentro (entrópio)
- Alergias oculares
- Conservantes em colírios tópicos
- Vento, fumaça ou ar seco
- Deficiência de vitamina A
Fatores de risco
Os fatores que tornam mais provável a ocorrência de olhos secos incluem:
- Ter mais de 50 anos. A produção de rasgo tende a diminuir à medida que você envelhece. Olhos secos são mais comuns em pessoas com mais de 50 anos.
- Ser mulher. A falta de lágrimas é mais comum em mulheres, especialmente se elas apresentarem alterações hormonais devido à gravidez, ao uso de pílulas anticoncepcionais ou à menopausa.
- Comer uma dieta pobre em vitamina A, que é encontrada no fígado, cenouras e brócolis, ou pobre em ácidos graxos ômega-3, que são encontrados em peixes, nozes e óleos vegetais.
- Usar lentes de contato ou ter histórico de cirurgia refrativa.
Complicações
Pessoas com olhos secos podem ter estas complicações:
- Infecções oculares. Suas lágrimas protegem a superfície dos olhos contra infecções. Sem lágrimas adequadas, você pode ter um risco aumentado de infecção ocular.
- Danos na superfície dos olhos. Se não for tratada, a secura severa dos olhos pode causar inflamação ocular, abrasão da superfície da córnea, úlceras da córnea e perda de visão.
- Diminuição da qualidade de vida. Olhos secos podem dificultar a realização de atividades cotidianas, como ler.
Prevenção
Se você tiver olhos secos, preste atenção às situações que têm maior probabilidade de causar seus sintomas. Em seguida, encontre maneiras de evitar essas situações para prevenir os sintomas de olhos secos. Por exemplo:
- Evite o ar soprando em seus olhos. Não direcione secadores de cabelo, aquecedores de carros, condicionadores de ar ou ventiladores em seus olhos.
- Adicione umidade ao ar. No inverno, um umidificador pode adicionar umidade ao ar interno seco.
- Considere o uso de óculos de sol envolventes ou outros óculos de proteção. Protetores de segurança podem ser adicionados à parte superior e lateral dos óculos para bloquear o vento e o ar seco. Pergunte sobre os escudos onde você compra seus óculos.
- Faça pausas para os olhos durante tarefas longas. Se você estiver lendo ou executando outra tarefa que exija concentração visual, faça pausas periódicas para os olhos. Feche os olhos por alguns minutos. Ou pisque repetidamente por alguns segundos para ajudar a espalhar as lágrimas uniformemente sobre os olhos.
- Esteja ciente de seu ambiente. O ar em grandes altitudes, em áreas desérticas e em aviões pode ser extremamente seco. Ao passar algum tempo em tal ambiente, pode ser útil fechar os olhos com frequência por alguns minutos de cada vez para minimizar a evaporação de suas lágrimas.
- Posicione a tela do computador abaixo do nível dos olhos. Se a tela do computador estiver acima do nível dos olhos, você os abrirá mais para ver a tela. Posicione a tela do computador abaixo do nível dos olhos para não abrir os olhos tanto. Isso pode ajudar a retardar a evaporação de suas lágrimas entre piscar de olhos.
- Pare de fumar e evite fumar. Se você fuma, peça ajuda ao seu médico para planejar uma estratégia para parar de fumar que provavelmente funcione para você. Se você não fuma, fique longe de pessoas que fumam. A fumaça pode piorar os sintomas de olhos secos.
- Use lágrimas artificiais regularmente. Se você tem olhos secos cronicamente, use colírios mesmo quando sentir que os olhos estão bem para mantê-los bem lubrificados.
ILUX
ILux ® é um novo procedimento que permite o tratamento direcionado individualizado do olho seco por evaporação. O tratamento iLux aplica calor à base de luz à pálpebra, derretendo a oleosidade presa nas glândulas. Depois de aquecer cada tampa em dois pontos diferentes, compressões guiadas por foco são realizadas para extrair os óleos das glândulas.