A doença é mais frequente em pessoas com mais de 60 anos de idade e afeta a área central da retina (mácula), que se degenera devido à idade. A DMRI acarreta baixa visão central (mancha central) dificultando principalmente a leitura.
Muitos são os fatores que podem favorecer o surgimento do problema, tais como pele e olhos claros (azuis ou verdes), exposição excessiva ao Sol, além do hábito de fumar e uma dieta rica em gorduras. A imensa maioria dos pacientes apresenta a forma denominada de DMRI seca ou não-exsudativa. O outro tipo é a forma exsudativa (caracterizada pelo desenvolvimento de vasos sanguíneos anormais sob a retina (Membrana Neovascular Subretiniana), sendo a principal responsável pela devastadora perda visual central referida à degeneração macular.
A prevenção e o tratamento da DMRI são realizados por meio de vitaminas, antioxidantes e óculos com proteção UVA e UVB. Uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gorduras também é muito benéfica. Ainda, evitar fumar ajuda a combater a doença.
Os danos à visão central são irreversíveis, mas o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a controlar o avanço da doença.