Essa etapa da vida dos pacientes requer cuidados específicos, sobretudo com a saúde ocular.

Algumas doenças comuns da Terceira Idade podem ser evitadas mantendo um estilo de vida saudável, uma dieta balanceada. Porém, todas elas podem ser tratadas ou, ao menos, ter seu desenvolvimento freado com o diagnóstico precoce. Por isso, a consulta regular ao médico oftalmologista pode ajudar no tratamento.
Com a chegada da Terceira Idade, alguns cuidados passam a ser necessários, para manter a qualidade de vida nessa etapa da vida.
O CORS vai falar um pouco sobre a saúde ocular dos idosos e como cuidar bem da visão. Neste post, você vai conhecer as doenças mais comuns na Terceira Idade, seus sintomas e tratamentos, bem como as formas de prevenção. Boa leitura!
Catarata
Essa é uma doença “típica” da idade avançada. Isso se deve ao fato de ela se desenvolver em função do envelhecimento, que causa a opacificação do cristalino. Os sintomas mais comuns da Catarata são visão desfocada, diminuição da sensibilidade às cores, halos ao redor das luzes, dificuldade em olhar para objetos brilhantes e miopia secundária.
A Catarata tem tratamento, o qual é cirúrgico e oferece resultados reais, com a cura da doença, já que se trata de substituir o cristalino com problema por uma lente artificial. Embora não seja possível evitar que a doença se manifeste, pode-se minimizar suas chances de acontecer ou os seus efeitos através de uma vida saudável, com dieta livre de gorduras. Além disso, evitar o consumo excessivo de álcool e cigarro, bem como consultar regularmente um médico oftalmologista ajudam no diagnóstico e tratamento precoce.
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
Se trata de uma doença mais recorrente em pessoas com mais de 60 anos. Ela se caracteriza pela degeneração da mácula, que é a região central da retina. O principal sintoma é a baixa acuidade visual, que se manifesta principalmente com dificuldade para ler.
Evitar exposição excessiva ao sol, bem como manter uma dieta saudável e não fumar são as principais formas de prevenir a doença. O tratamento se dá por meio de indicação de vitaminas, antioxidantes e óculos com proteção UVA e UVB. Uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gorduras também é muito benéfica para quem sofre com o problema.
Glaucoma
É uma doença que provoca danos ao nervo óptico. Isso acontece por causa do aumento na pressão intra-ocular e/ou má-perfusão capilar do nervo óptico.
A perda da visão periférica, bem como a perda total da visão são os principais sintomas. Dores oculares, dependendo do caso, também podem ser identificadas. O tratamento se dá por meio do uso de colírios, laser ou cirurgia. A doença não tem cura, mas o diagnóstico precoce pode retardar seu desenvolvimento.
A única forma de minimizar os efeitos do Glaucoma é consultando regularmente um médico oftalmologista, para a avaliação e diagnóstico precoce.
Presbiopia
Costuma acometer pessoas com mais de 40 anos e se deve à perda de acomodação do cristalino. Ela é inevitável e provoca dificuldades para enxergar de perto.
Contudo, não é uma doença grave e pode ser corrigida com o uso de lentes de contato ou cirurgia refrativa. Se você está entrando ou já está na Terceira Idade, certamente precisa de cuidados com a saúde ocular. Por isso, é indicada uma avaliação com médico oftalmologista a cada seis meses. Toque aqui e agende sua consulta com um dos nossos especialistas.