Campanha visa a conscientização sobre a importância de controlar a doença e evitar suas complicações.
Visão embaçada, manchas na visão, perda da visão central ou periférica e distorção na visão são os principais sintomas da Retinopatia Diabética, doença ocular causada pelo descontrole do Diabetes. Com o objetivo de combater esse problema, o CORS conta com um centro especializado no diagnóstico e tratamento do Diabetes.
O que é o Diabetes Mellitus e como ele afeta a saúde
Trata-se de uma doença que afeta o sistema metabólico, a partir da falta de insulina ou da dificuldade que ela tem de exercer suas funções. Com isso, o organismo passa a desregular as taxas de açúcar no sangue, provocando hiperglicemia.
As consequências desse problema são inúmeras, dos quais se destacam alterações nos rins, nos nervos, no sistema cardiovascular, além de lesões na retina e outras complicações.
Sendo de diferentes tipos, também apresenta causas diversas, como o DM Tipo 1, causada por problemas no sistema imunológico; o Tipo 2, proveniente da resistência à insulina; o Diabetes Gestacional, que aparece durante a gestação. Há, ainda, o Diabetes causado por questões genéticas, ou mesmo pelo uso indiscriminado de drogas.
Retinopatia diabética: diagnóstico, sintomas e tratamento
A doença ocular causada pelo descontrole do Diabetes consiste na danificação dos vasos do fundo do olho, causando hemorragia e vazamento de líquido na retina. Esse é um estágio inicial. Em casos mais avançados, acontece o descolamento da retina.
Visão embaçada, manchas na visão, perda da visão central ou periférica e distorção na visão são os principais sintomas da Retinopatia Diabética, que pode levar à perda total da visão. Sendo assim, o diagnóstico se dá por meio de avaliação clínica, que deve ser realizada pelo Médico Oftalmologista, em consulta, bem como o acompanhamento do quadro de Diabetes. Neste dia, portanto, cabe disseminar informações sobre a doença, apoiar a causa e conscientizar a população sobre a importância de tratar o Diabetes Mellitus, prevenindo suas complicações, bem como diagnosticá-los precocemente, a fim de obter mais sucesso com o tratamento. Visando combater esse problema, o CORS conta com um centro especializado no diagnóstico e tratamento do Diabetes. Saiba mais, clicando aqui.