Danos à córnea, ao cristalino e à retina estão entre os problemas causados pela exposição ao sol sem proteção.
A irradiação solar pode causar doenças como catarata, Degeneração Macular, fotofobia, conjuntivite e ceratite de exposição e outros sérios problemas de visão.
Já se sabe que a exposição ao sol sem as devidas proteções pode causar diversos males à saúde. Mas o que talvez você não saiba é que alguns dos efeitos nocivos desse hábito se referem à visão.
A Catarata é uma das doenças oculares que podem ser causadas pelo costume de pegar sol sem óculos escuros com proteção UVA/UVB. Embora se fale muito mais no câncer de pele como uma consequência, o sol pode ser bastante prejudicial para os olhos. Isso se deve, porque a incidência dos raios ultravioletas diretamente nos olhos pode causar danos à córnea, ao cristalino e à retina. Dessa forma, fotofobia, conjuntivite e ceratite de exposição podem surgir após se submeter prolongadamente a essa radiação.
Além dessas, a catarata e a Degeneração Macular, doenças que causam a perda total da visão, também podem ser originadas pelo contato dos raios solares diretamente com os olhos. Portanto, o uso de óculos escuros não é recomendado apenas em dias claros e com sol intenso, mas sempre, já que os raios ultravioletas estão presentes até mesmo em dias nublados.
Escolher os óculos adequados é muito simples… Basta conter o selo de certificação e desconfiar de preços muito baratos. Opte sempre por comprá-los em óticas especializadas. Você também pode levá-lo ao seu Oftalmologista para verificação de qualidade.